Pular para o conteúdo principal

Varíola - século XVIII

Segundo pesquisadores a varíola teria surgido no Egito, pelo fato de encontrarem vestígios em egípcios mumificados. Espalhou- se na Índia, Ásia e África antes da era cristã, gerando lendas e cultos.
A doença deixava rastros de mortes, cegueira e cicatrizes que não podiam ser reversíveis. A transmissão era através de pessoa a pessoa pelo ar (gotículas de saliva) ou através de utensílios e roupas, foi oficialmente declarada erradicada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Os colonos europeus foram os responsáveis por levar a varíola a América, não tendo imunidade (população) proporções trágicas surgiram.  Logo, Edward Jenner (medico inglês), estudou e elaborou combates contra a varíola, um deles é a vacina. Sendo assim, é considerada a primeira doença humana erradicada com vacina.
A doença apresentou taxas de mortalidades equivalente a um sexto da natalidade (na Inglaterra), matou cerca de 60 milhões de pessoas. Se espalhava em maiores proporções em bairros com péssimas condições de vida. 





Comentários